Área do aluno
x
Área do aluno

Ainda não tem aceso?

Entre em contato com a escola e solicite seu acesso!

Priscila Carvalho

Simple Past em inglês | AEA English

Simple Past em inglês por AEA English

Hoje vamos falar sobre Passado Simples em inglês ou Simple Past.

Para falar de Passado em inglês vamos fazer uma rápida revisão do Present Simple. Vocês lembram que os auxiliares do Presente Simples são o DO e o DOES.

Muito bem, vocês já sabem que  os auxiliares em inglês são usados para marcar tempo verbal na sentença uma vez que em inglês não conjugamos verbo como no Português que a terminação do verbo indica o tempo verbal;  ex. Eu ando, eu andei e eu andarei. Em inglês como isso não acontece nós precisamos dos auxiliares para marcar os tempos verbais, então como já vimos em um post anterior o DO  e DOES marcam o presente. Para marcar o passado usamos o DID.

Antes eu acho  importante começarmos  explicando porque nós usamos o Simple Past em inglês.

1-Usamos para falar de ações já terminadas, que não acontecem mais:

-We watched a movie yesterday. (nós assistimos um filme ontem)

-She drank milk this morning. (ela bebeu leite esta manhã)

-He washed the dishes last night. (ele lavou a louça noite passada)

2-Ações já terminadas para falar da duração delas:

-I  worked as a teacher for ten years. (eu trabalhei como professor por dez anos)

-We lived in France for fifteen years. (nós moramos  na França por quinze anos)

-He studied  Spanish for  five years. (ele estudou espanhol por cinco anos)

3-Hábitos ou fatos no passado:

-They studied  Japanese  when they were teenagers.(eles estudaram japonês quando eles eram adolescents)

-We never went  to  drama classes, we always stayed  in the library.(nós nunca íamos pra aula de teatro, nós sempre ficavamos   na biblioteca).

Agora que vocês sabem  porque usar o tempo passado simples (past simple) em inglês vamos falar um pouco mais sobre o auxiliar DID.  Observem a pergunta abaixo:

DID you GO to school yesterday?  (você foi a escola ontem?). Muito bem, isso é uma pergunta e necessariamente eu precisei usar o DID para indicar isso. Se eu não colocasse o DID no inicio da pergunta ela seria uma sentença afirmativa porque apenas o ponto de interrogação não indica que a sentença é uma pergunta. Mas o DID não tem apenas esse papel, de indicar pergunta, mas ele também indica que a pergunta está no passado. Eu sei que você vê a palavra YESTERDAY (ontem)  e pensa que está claro que a pergunta é no passado, mas veja a pergunta abaixo:

DID  you  HEAR  the  news?  (nesta pergunta  não tem nenhuma  palavra indicando passado e ainda assim eu sei que a tradução é  “Você ouviu as novidades?” só por causa do auxiliar DID. Isso mostra para você como os auxiliares são importantes e devem ser respeitados e não devem ser esquecidos pois você pode confundir uma pessoa caso você os esqueça  ou os use de forma equivocada.

Agora preste atenção abaixo:

DID  you watch the news yesterday?(você assistiu o noticiário ontem?)

-Yes, I DID.  (sim, eu assisti)

-No, I DIDN’T. (não, eu não assisti).Apenas colocando o DID ou DIDN’T  você já substitui todo o restante da sua resposta, você não precisa falar muito, viu que fácil? (didn’t é a contração de DID + NOT, fica mais fácil contratir, essas contrações são super comuns em inglês).

Nós chamamos essa forma de responder em inglês “respostas curtas”,  elas são super  comuns e usadas naturalmente por  nativos. Você também precisa aprender e se acostumar a dar respostas curtas, quando possível, para o seu discurso  ficar mais  natural. Alguns exemplos para você:

-Did you GO to bed late yesterday? (você foi pra cama tarde ontem?)

-Yes, I did. (sim, eu fui)

-No, I didn’t. (não eu não fui).

-Did They EAT dinner  last night? (eles jantaram ontem  noite?)

-Yes, they did. (sim, eles jantaram)

-No, they didn’t. (não, eles não jantaram)

-Did   He READ  the e-mail? (ele leu o e-mail?)

-Yes, He did. (sim ele leu)

-No, He didn’t. (não, ele não leu)

Portanto a regra para fazer uma pergunta em inglês é: AUX+SUJEITO+VERBO+COMPLEMENTO para Yes/no questions como as dos exemplos acima (chamamos de Yes/No questions porque a pessoa que responde tem que dizer sim ou não). Porém se sua pergunta incluir um pronome interrogativo em inglês (what, when, where etc…) a sequência fica: PRONOME INTERROGATIVO+AUXILIAR+SUJEITO+VERBO+COMLEMENTO,  nós chamamos essas perguntas de INFORMATION QUESTIONS porque a pessoa que responde precisa dar informação, observe:

-Who DID  you SEE last night?   (quem você viu noite passada)

-I saw Mark last light. (eu vi o Mark)

Tudo isso explicado  chegou a hora de falarmos dos verbos. Quando pensamos  em verbos em inglês devemos lembrar que eles tem três formas: FORMA BÁSICA, PASSADO E PARTICIPIO PASSADO. Eles também se dividem em Verbos REGULARES e Verbos IRREGULARES.

VERBOS REGULARES: Para colocar um verbo REGULAR no passado apenas acrescente ED no final dele, vamos dar  uns exemplos para vocês:

Forma  Básica                          Passado                          Participio Passado

WORK                                   WORKED                             WORKED

LIKE                                        LIKED                                    LIKED

WALK                                     WALKED                             WALKED

Siga  as regras abaixo para acrescentar  o ED no verbo toda vez que necessário:

-Coloque ED na grande maioria do verbos mas se o verbo terminar em E apenas acrescente o D – ex. Store (verbo armazenar ou guardar) – STORED – Manage (verbo gerenciar ou lidar com algo) MANAGED –  Admire(verbo admirar) ADMIRED

-Verbos de uma sílaba (stop, shop, nap, rob etc…)  quando as  ÚLTIMAS  três letras seguirem a sequência CVC (consoante    vogal    consoante) como nos exemplos acima, antes de acrescentar ED dobre a ultima consoante. Note o exemplo= STOP     STOPPED     NAP      NAPPED        SHOP     SHOPPED      ROB     ROBBED    notem como eu dobrei  a última consoante antes de acrescentar o ED. Essa regra não se aplica para verbos como: cheat, use, care, want, need e outros .Embora todos  sejam verbos de uma sílaba, eles não seguem a sequência CVC.

-Verbos de mais de uma sílaba cujas ÚLTIMAS três letras  seguem a sequência CVC  e a ÚLTIMA letra for  L, R ou T, faça o seguinte: considere a pronúncia da palavra, ou seja, note em que sílaba está o stress (sílaba tônica) e DOBRE ou NÃO DOBRE a última consoante. Vou exemplificar melhor para vocês,  vejam  os verbos abaixo:

-VISIT  e   ADMIT   (no verbo Visit  o stress está na primeiro sílaba (Vi)  portanto para fazer o passado eu não dobro o t  para fazer  VISITED  já  no verbo Admit o stress está na segunda sílaba ou melhor na sílaba do CVC  (Mit)  então eu dobro o t para fazer  ADMITTED)

-HONOR  e  PREFER  (no verbo Honor o stress está na primeiro sílaba (Ho) portanto eu faço  HONORED  e  no verbo Prefer o stress está  na sílaba do CVC  (Fer)    então eu faço  PREFERRED).

-CANCEL  e  CONTROL  (no verbo  Cancel o stress está  na primeira sílaba (Can)  então eu faço  CANCELED  já  o  Control  o stress está na  sílaba do CVC (Trol)  portanto  CONTROLLED).

-Verbos que terminam  em Y e são precedidos por uma consoante, tire o Y e acrescente IED –  ex.  STUDY    STUDIED  CARRY   CARRIED.

-Verbos que terminam em Y e são precedidos por  uma vogal apenas acrescente o ED como na maioria dos verbos – ex. PLAY     PLAYED      STAY    STAYED.

-Verbos terminados em W e X de uma ou mais sílabas  mesmo  que sejam CVC NÃO dobre a última consoante – ex. MIX      MIXED   e  FOLLOW    FOLLOWED.

Agora vamos falar dos verbos irregulares.  Os verbos irregulares não levam ED no final. O que acontece é que a forma do passado e particípio passado ficam diferentes, observe abaixo:

Forma Básica                             Passado                              Participio Passado

THINK (pensar,achar)            THOUGHT                         THOUGHT

EAT (comer)                              ATE                                        EATEN

GIVE(dar)                                   GAVE                                    GIVEN

SPEND(gastar)                          SPENT                                  SPENT

SEND (enviar)                           SENT                                     SENT

WEAR(vestir)                            WORE                                  WORN

COMO MANTER A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR INGLÊS

Vocês  notaram  como  o passado e  particípio  passado  de alguns verbos   são iguais  enquanto  que outros eles  são diferentes?  Pois é, a boa notícia é que você não vai ter que se preocupar com tantas regras como nos verbos regulares mas  você vai precisar memorizar  os verbos e suas formas. Não se preocupe, estamos aqui para ajudar, vamos deixar alguns exercícios para vocês poderem treinar.

Agora uma regra você não pode deixar de memorizar e esta não depende de verbo regular ou irregular, deverá ser aplicada toda vez que você usar o passado simples:

TODA VEZ  QUE VOCÊ FIZER UMA PERGUNTA E PORTANTO USAR O “DID” OU FALAR UM SENTENÇA NA NEGATIVA E PORTANTO TAMBÉM USAR O DID DA FORMA NEGATIVA “DIDN’T” NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR O VERBO NA FORMA BÁSICA DELE.

Observe:

-When DID she FLY to Europe?  (quando ela viajou ou foi para a Europa de avião?) Notem o DID e notem o FLY

-She FLEW to Europe last month. (Ela voou para Europa mês passado) Notem o vebo FLEW (passado de FLY)

-She DIDN’T  FLY to Europe. (Ela não voou para Europa) Notem o DIDN’T e o FLY.

Em resumo, na pergunta o DID está presente portanto deixei o verbo na forma básica, na resposta afirmativa eu não precisei usar o DID e portanto  eu passei o verbo irregular FLY para o passado(flew), na resposta negativa eu também precisei usar o DIDN’T para poder negar e então como na pergunta eu deixe o FLY na forma básica.

Aqui  alguns  exemplos para deixar tudo mais claro para vocês:

-What  DID you DO last Sunday? (o que você fez Domingo passado?)

-I  WENT  to church. (eu fui a igreja)   WENT passado  de GO

-I  DIDN’T DO much, I SPENT  the day watching movies. (eu não fiz muita coisa, eu passei o dia assistindo filmes)

-Where DID you GO yesterday morning? (onde você foi ontem de  manhã?)

-I  WENT  to Pam’s house. (eu fui na casa da Pam)   WENT   passado de GO

-I DIDN’T GO anywhere. I HAD to work. (eu não fui a lugar algum, eu tive que trabalhar) HAD passado de HAVE

-Who  DID you SEE at the party? (quem você viu na festa?)

-I SAW Peter and Mark. We TALKED a lot. (Eu vi o Peter e o Mark, nós conversamos bastante) SAW passado de SEE e TALKED passado de TALK.

-I DIDN’T SEE anybody  because I DIDN’T GO to  the party.(eu não vi ninguém porque eu não fui a festa)

-Why DID  you  BUY  a new smart  phone? (por que você comprou um smart fone novo?)

-I  BOUGHT  a new smart phone  because I LOST  the old one. (eu comprei um novo porque eu perdi o velho) BOUGHT  passado de BUY  e   LOST  passado de LOSE.

Com todos estes exemplos acima você vê bem clara a regra: QUANDO O AUXILIAR ESTÁ PRESENTE NA SENTENÇA DEIXE O VERBO NA FORMA BÁSICA.

Para conseguir  se comunicar em inglês usando o simple past é necessário memorizar verbos. Verbos são muito importantes na  estruturação das suas ideias para que  você  consiga se comunicar de forma escrita ou de forma oral.

Estou deixando alguns exercícios para vocês poderem praticar. PDF- PERGUNTAS SIMPLE PAST

Também temos um vídeo lá no canal do YouTube com a explicação dos principais pontos do Simple Past em inglês. Vale a pena assistir e se inscrever no canal para não perder nenhum vídeo novo!

Espero que goste do vídeo, até o próximo! Bye!

AEA English escola de inglês em Taboão da Serra- SP.

Compartilhe este post:

Desenvolvido por:

Copyright © 2022 AEA English. Todos os direitos reservados